terça-feira, 1 de julho de 2008

Tipos de escola

Quando comecei a tocar guitarra e a interessar-me por música, fiz o que quase todos os guitarristas fazem, formei com uns amigos uma banda para tocar rock. Comecei por aprender tocando, imitando e ouvindo músicos de quem gostava e gosto na maior parte dos casos.
Grupos como: Led Zeppellin, Jimi Hendrix, Alice in Chains, Deep Purple, Dire Strais e tantos outros fizeram parte da minha aprendizagem enquanto guitarrista e músico.
Interessei-me aos poucos pelos acordes menos óbvios (ao meu ouvido) da bossa nova e decidi ter aulas para tentar perceber aquilo que andava a tocar simplesmente imitando "desenhos" na guitarra. Pouco tempo depois ingressei no Hot Clube.
Esta introdução (gigantesca!) serve para agora sim dar a minha opinião sobre os tipos de escola que podemos encontrar.
Aprendi muito na escola, com vários músicos que eu admiro e ouço com atençao e respeito. Nas várias aulas, nas várias abordagens às mesmas por parte dos professores, pelos conselhos, etc. No entanto sinto que aprendi tanto ou mais simplesmente ouvindo ou tocando com estas mesmas pessoas.
As jam´s no Hot e noutros sítios, poder tocar com músicos como: Nuno Ferreira, Afonso Pais, Nelson Cascais, Pedro Gonçalves e muitos mais, cito estes por serem os suspeitos do costume nessas noites. Ir ver os concertos, tentar perceber o que se passava, juntar-me com outros colegas e amigos para tocarmos juntos e principalmente tocar com músicos melhores que nos fazem subir uns degraus, é como se nos tivessem a puxar as orelhas, sentimo-nos a esticar e a crescer.
Ouvi e vi durante estes anos todos músicos incríveis (portugueses e estrangeiros) e esse é sem dúvida um tipo de escola que complementa a escola propriamente dita.
Acho honestamente que uma sem a outra não é suficiente para a aprendizagem como músico, especialmente e especificamente para o músico que toca e que faz da sua vida tocar ao vivo.

Sem comentários: