terça-feira, 8 de julho de 2008

Influência de outros instrumentos

Quando comecei a tocar guitarra aquilo que me prendia a atenção em qualquer grupo, era a guitarra. Passado algum tempo comecei a interessar-me em ouvir o baixo e a bateria, especialmente estes 2.
Tocava essencialmente rock na altura e estes instrumentos eram os mais importantes. Quando comecei a ouvir os 1ºs acordes da bossa nova, continuei a ouvir e redescobrir a guitarra mas comecei a ouvir também o piano de Jobim e outros.
Na fase em que me interessei mais a sério pelo jazz conheci: Miles Davis, John Coltrane, Wes Montgomery, Ray Brown e tantos outros, e de repente passei a ouvir outros instrumentos muito mais que a guitarra. No jazz as minhas principais influências não passam necessariamente só pela guitarra e guitarristas.
Colocaria talvez 5/10 guitarristas numa lista dos meus 100 músicos favoritos (se é que é possível fazer uma lista dessas!). O saxofone, trompete, piano, contrabaixo tiveram a mesma ou maior importância do que a guitarra.
A maneira de tocar, a abordagem às notas, o tempo, a articulação, é tudo muito diferente do que aquilo que tinha ouvido.
Há muitos músicos de variados instrumentos que me marcaram e marcam, e acho muito interessante ouvir outros instrumentos (tal como outros estilos musicais) e aplicá-los na guitarra (no meu caso).
Faz pensar um pouco no instrumento de maneira diferente, acho que dá uma visão mais gobal da música e não tão particular de um só instrumento.
No entanto houve e há guitarristas excepcionais que foram grandes influências (Wes Montgomery, Jim Hall e outros).
Como conclusão acho que vale muito a pena ouvir outros instrumentos e tentar aplicar aquilo que se ouve seja em que instrumento for, uma espécie de adaptação de um instrumento para o outro.

Sem comentários: