terça-feira, 15 de julho de 2008

Liderança num grupo

Tocar num grupo e ser líder traz uma responsabilidade acrescida, nem que seja pelo facto de sermos os principais responsáveis pelo que acontece. De bom e de mau. Não será exactamente assim mas quase.
Queremos sempre que as coisas corram na perfeição e estamos demasiadas vezes preocupados com vários aspectos. Há mais tensão acumulada. No entanto quando tudo corre bem acho que há um gozo maior por as coisas terem saído bem no nosso grupo.
Falando da minha experiência como líder de 2 projectos (o meu 4to e o meu novo trio), senti várias vezes isso na pele. O desgaste é bem maior, porque além dos concertos há que preparar a música, combinar os ensaios. Isto pode nos tirar várias horas e "litros" de suor!
Ser um bom líder também não é algo que se consiga facilmente, há sempre dúvidas. Será que nos seguem por sermos quem manda? Ou será que nos seguem por confiarem? No meu caso e mesmo nos meus grupos gosto sempre de saber o que pensam os restantes membros.
Aliás, ser líder não significa mandar mas sim assumir a responsabilidade. É assim que eu tento dirigir os meus grupos. Preparo a música, penso no que quero na música, o resto vamos fazendo em conjunto.
Ser líder não implica ter o holofote apontado para nós no grupo, pelo menos não na minha maneira de ver a coisa. Querer ter excessivo protagonismo por sermos líderes de um grupo não é provavelmente a maneira mais intelegente de pôr o grupo a soar.
Por outro lado e tocando noutros projectos em que toco como membro integrante do grupo, torna-se um pouco mais relaxado. Não quer dizer que se facilite mas só temos de nos preocupar com a nossa parte e em fazer o melhor. Concentração focada só na música.
Por vezes e devido à dificuldade da música que tocamos, tocar noutro projecto pode ser muito mais "doloroso" do que no nosso projecto. Mas por diferentes razões, pela dificuldade da nossa parte ou pela dificuldade de tocar em grupo com outros músicos com quem se tenha menos entendimento e afinidade musical.
Como conclusão deixo só a ideia que liderar um grupo é assumir a responsabilidade e pôr a música ao dispor dos músicos. Deixá-los dar o seu contributo. Nunca usar os músicos e a música para garantir protagonismo. Penso eu...

Sem comentários: