terça-feira, 15 de julho de 2008

O som do instrumento

Na minha opinião, o som é também (tal como o tempo) dos aspectos mais importantes de um músico. Acho que deve ser tão trabalhado como qualquer aspecto técnico.
Quando falo de bom som, não implica necessariamente que se esteja a falar de um instrumento topo de gama, falo do som individual, som de dedos. Quantas vezes já ouvimos o mesmo instrumento soar de maneira diferente quando passa para outra pessoa. Muitas, certamente. Eu sei que já ouvi.
Algumas vezes o mau som não é só culpa do músico, especialmente quando está amplificado fora do controle do mesmo, como por exemplo em grandes salas onde o som tem de passar para o exterior por colunas, cabos e mais colunas! Mesmo nessas situações acho que é quase sempre perceptível quando a culpa é ou não de quem toca.
Uma das razões que me levam a gostar menos de alguns guitarristas antigos tem a ver com algum descuido no som e não tem necessariamente a ver com a qualidade de gravação.
Acho que até uma determinada altura os guitarristas são pouco rigorosos no som, o mesmo não se nota noutros instrumentos. Há excepções como é óbvio e muitas. Mas nota-se claramente que a guitarra e os guitarristas evoluiram muito nesse sentido.
Um grande som passa muito pelos dedos, não só por se ter o melhor instrumento. No entanto um grande som não implica um excesso de volume, esse é um problema e defeito de alguns e não só dos guitarristas!
A guitarra pode ser um instrumento agressivo quando mal tocada (falo de som e excesso de volume e não de execução técnica), um pouco como o trompete que tocado sem controle é muito duro de se ouvir!
Como conclusão acho apenas que a qualidade do som deverá ser uma preocupação fundamental de qualquer músico. Vital mesmo.
A procura de um som redondo e agradável é fundamental e poderá fazer toda a diferença. Na minha modesta opinião!

Sem comentários: